Maior feira do queijo artesanal do país será em Araxá de 24 a 27 de agosto
O Sistema Faemg Senar participou, na manhã desta quarta-feira (5/4), do lançamento oficial da Expoqueijo Brasil 2023 – International Cheese Awards, que foi realizado na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. De 24 a 27 de agosto, o Grande Hotel Termas de Araxá, no Alto Paranaíba, será o palco do maior evento de queijo artesanal do país.
O encontro será dividido em quatro categorias: Concurso Internacional, Feira de Negócios, Fórum Internacional de Negócios e Vila gastronômica e cultural. Para este ano, pesquisadores mineiros desenvolveram um sistema de avaliação que vai permitir que o primeiro concurso internacional de queijo brasileiro seja realizado.
O superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues, participou do evento de lançamento. “A Expoqueijo tem o poder de abrir novos mercados, gerar oportunidades de negócios, incentivar a troca de conhecimento e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio”, destacou.

Forte atuação pela cadeia produtiva
Para Altino Rodrigues, o Sistema Faemg Senar tem papel importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva e para a profissionalização dos produtores rurais, por meio da assistência técnica e orientação em relação às certificações. “Durante a Expoqueijo, mostramos aos produtores o que o Sistema Faemg Senar tem feito para ajudar na organização e na certificação das agroindústrias, que é a principal dificuldade”, explicou.
Somente em 2022, por meio do Sistema Faemg Senar, foram realizados mais de 380 cursos presenciais, oficinas e seminários sobre técnicas de fabricação de queijos, que capacitaram cerca de 4.000 pessoas.

Destaque na produção nacional
Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijo, com 34.000 toneladas de produção e 14.000 toneladas não artesanais, que são oriundas da agricultura familiar.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a promoção de um concurso internacional do queijo genuinamente brasileiro, com metodologia desenvolvida em Minas Gerais, é um marco para o setor. “É um grande ganho para a Expoqueijo e contribui, decisivamente, para o contínuo crescimento da cadeia queijeira, caminhando lado a lado com os produtores”.