Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar no lançamento oficial da Expoqueijo Brasil

EXPOQUEIJO
ESCRITO POR NICOLAU CAMPEDELLI, DA ASCOM
05/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Maior feira do queijo artesanal do país será em Araxá de 24 a 27 de agosto

O Sistema Faemg Senar participou, na manhã desta quarta-feira (5/4), do lançamento oficial da Expoqueijo Brasil 2023 – International Cheese Awards, que foi realizado na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. De 24 a 27 de agosto, o Grande Hotel Termas de Araxá, no Alto Paranaíba, será o palco do maior evento de queijo artesanal do país.

O encontro será dividido em quatro categorias: Concurso Internacional, Feira de Negócios, Fórum Internacional de Negócios e Vila gastronômica e cultural. Para este ano, pesquisadores mineiros desenvolveram um sistema de avaliação que vai permitir que o primeiro concurso internacional de queijo brasileiro seja realizado.

O superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues, participou do evento de lançamento. “A Expoqueijo tem o poder de abrir novos mercados, gerar oportunidades de negócios, incentivar a troca de conhecimento e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio”, destacou.

Representantes de diversas instituições prestigiaram o evento na sede do Sebrae, em Belo Horizonte

 

Forte atuação pela cadeia produtiva

Para Altino Rodrigues, o Sistema Faemg Senar tem papel importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva e para a profissionalização dos produtores rurais, por meio da assistência técnica e orientação em relação às certificações. “Durante a Expoqueijo, mostramos aos produtores o que o Sistema Faemg Senar tem feito para ajudar na organização e na certificação das agroindústrias, que é a principal dificuldade”, explicou.

Somente em 2022, por meio do Sistema Faemg Senar, foram realizados mais de 380 cursos presenciais, oficinas e seminários sobre técnicas de fabricação de queijos, que capacitaram cerca de 4.000 pessoas.

 

 

Destaque na produção nacional

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijo, com 34.000 toneladas de produção e 14.000 toneladas não artesanais, que são oriundas da agricultura familiar.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a promoção de um concurso internacional do queijo genuinamente brasileiro, com metodologia desenvolvida em Minas Gerais, é um marco para o setor. “É um grande ganho para a Expoqueijo e contribui, decisivamente, para o contínuo crescimento da cadeia queijeira, caminhando lado a lado com os produtores”.