Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema leva capacitação para a ExpoQueijo

EXPOQUEIJO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
29/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Produtores rurais da agroindústria de queijo artesanal e visitantes de todo o país participam nesta semana da quarta edição da ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards. Mais de 1.100 produtos, de 14 países, entraram na disputa deste ano para eleger os melhores queijos em diversas categorias. Mais uma vez, o Sistema Faemg Senar foi parceiro na realização do evento, com a promoção de oficinas gratuitas no segmento do queijo, estande na área de expositores e com especialistas no corpo de jurados do Concurso Internacional. A exposição segue até este domingo (30/06), no Grande Hotel Termas de Araxá, com entrada gratuita.

“Estamos mais uma vez presentes em Araxá, participando ativamente deste grande evento juntamente com o Sindicato do município. É sempre muito gratificante ver estas ações e a quantidade de produtores rurais que estão aqui comercializando a sua produção”, disse o vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes.

Secretário de Agricultura, Thales Fernandes, o vice-presidente secretário Ebinho Bernardes, o superintendente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues Neto, e o gerente regional Ricardo Tuller

A abertura da ExpoQueijo Brasil 2024, na noite de quinta-feira (27/06), reuniu lideranças do agronegócio e autoridades políticas. O superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto, esteve presente na solenidade e ressaltou que o evento evidencia a representatividade do queijo para o estado de Minas Gerais.

“Nós acabamos de vir de um evento promovido pelo Sistema Faemg Senar e o Sebrae em Belo Horizonte, onde tivemos mais de 20 mil pessoas participando. Agora temos um evento aqui em que teremos mais um público significativo, que vem valorizar e prestigiar o nosso queijo. É um trabalho feito a várias mãos, reunindo diversos órgãos, mostrando que estamos dando ao produtor rural, principalmente o pequeno, a oportunidade de agregar valor ao seu produto e demostrar a qualidade para um consumidor exigente. Todo esse trabalho é fundamental para estimular o queijo e outros produtos”, afirmou Altino.

Solenidade de abertura da ExpoQueijo Brasil

Em seu discurso, a organizadora do evento agradeceu o apoio de Altino Rodrigues, quando estava desenvolvendo o projeto da ExpoQueijo. “Hoje temos um evento que cresceu absurdamente, por causa das suas palavras de incentivo. Muito obrigada por acreditar na ExpoQueijo Brasil”, disse Maricell Hussein, da Bonare Eventos e Empreendimentos. A abertura também contou com a presença do secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, que assinou um acordo entre o Governo de Minas e o Sistema Ocemg para o fortalecimento de cooperativas da agroindústria familiar.

Oficinas gratuitas

Oficinas do Sistema Faemg Senar na ExpoQueijo Brasil 

As quatro oficinas gratuitas oferecidas pelo Sistema Faemg Senar tiveram vagas esgotadas, com temas sobre Maturação de Queijos Artesanais para Produtores, Conservação do Queijo Artesanal pelo Consumidor e Degustação Comentada. Na aula para o consumidor, um público atento acompanhou as orientações da instrutora Catarina Castro para análise da rotulagem, verificação dos selos de inspeção, embalagem e ainda para os momentos de abertura e conservação do queijo.

Nilson Prado Franco saiu de Senador Canedo, em Goiás, para participar da ExpoQueijo pela primeira vez. Ele foi um dos participantes da oficina de maturação de queijos e aprovou o resultado. “Foi muito interessante por causa das metodologias que são aplicadas aqui em Minas Gerais, serviu para nos preparar para as nossas produções. Foi muito significativo adquirir este conhecimento”, afirmou.

A produtora de queijo Silvana Lima Carvalho, do município mineiro de Ferros, participou das oficinas do Sistema Faemg Senar no ano passado e voltou para buscar mais conhecimento. “Já fiz aula com a Catarina no ano passado e gostei muito. Todas as vezes que fazemos um curso do Senar aprendemos mais alguma coisa”, completou.

Concurso Internacional

Entre os mais de 200 jurados do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2024, 16 são integrantes do Sistema Faemg Senar. A disputa reuniu 1.100 queijos, de 14 países. Os premiados com Ouro, Prata e Bronze foram anunciados na sexta-feira (28/06) e o Super Ouro na noite de sábado (29/06). Pela segunda vez consecutiva, o argentino Mauricio Couly venceu o Concurso Internacional de Queijos Artesanais com o produto 4 Esquinas, concorrente na categoria de leite de vaca pasteurizado de casca tratada.

A programação do evento também incluiu feira de negócios, Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e da Agricultura Familiar, além de palestras, oficinas e atrações gastronômicas e culturais. “A ExpoQueijo já entrou para o calendário das grandes exposições promovidas aqui na região e que atraem visitantes de todo o mundo, que tem a oportunidade de conhecer o potencial do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba no agronegócio”, concluiu o gerente regional Ricardo Tuller.