O Sistema FAEMG é um dos parceiros na realização da ExpoQueijo Brasil 2022, promovida em Araxá, entre os dias 2 e 5 de junho. O evento valoriza o queijo de excelência, contribuindo para a expansão do mercado nacional e internacional e incentivando a capacitação e qualificação dos produtores. Além do Concurso Internacional do Queijo, a programação conta com Feira de Negócios, seminários, oficinas, workshops, Praça de Alimentação e apresentações culturais. As atividades ocorrerão no Complexo do Barreiro / Tauá Grande Hotel de Araxá.
Seis oficinas serão oferecidas gratuitamente pelo Sistema FAEMG durante a ExpoQueijo. Os temas são “Como lucrar e crescer na produção de queijos”, “Degustação comentada de queijos” e “Principais defeitos em queijos artesanais”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do evento (www.expoqueijobrasil.com.br).
A sala de oficinas será no estande do Sistema FAEMG, em parceria com o Sebrae. O espaço também vai receber o Empório do Sistema FAEMG, com exposição de produtos diversos dos produtores rurais da região. “Mais uma vez, levaremos oportunidades de capacitação para os produtores e visitantes do evento. A ExpoQueijo é uma grande vitrine para quem já produz, e também oferece muito conhecimento para àqueles que têm intenção de investir na atividade. Minas Gerais é referência na produção queijeira do Brasil e esta exposição consagra a qualidade do nosso produto”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.
Idealizada e promovida pela Bonare Eventos, a ExpoQueijo Brasil realizou a sua primeira edição em 2019. Em 2021, a programação incluiu o primeiro Concurso Internacional do Queijo, com produtos artesanais habilitados sanitariamente.
Veja a programação de oficinas do Sistema FAEMG na ExpoQueijo Brasil:
Dia 2 de junho (quinta-feira)
18h – Como lucrar e crescer na produção de queijos – Paula Lobato (coordenadora do Programa ATeG Agroindústria do Sistema FAEMG)
Local: Sala São João Del Rei
Dia 3 de junho (sexta-feira)
18h – Como lucrar e crescer na produção de queijos – Paula Lobato (coordenadora do Programa ATeG Agroindústria do Sistema FAEMG)
Local: Sala São João Del Rei
Dia 4 de junho (sábado)
8h – Degustação comentada de queijos – Giancarlo Ferreira (instrutor do SENAR MINAS)
Local: Estande do Sistema FAEMG
10h – Degustação comentada de queijos – Giancarlo Ferreira (instrutor do SENAR MINAS)
Local: Estande do Sistema FAEMG
15h30 – Principais defeitos em queijos artesanais – Catarina Braga (técnica de campo do Programa ATeG Agroindústria)
Local: Estande do Sistema FAEMG
18h – Principais defeitos em queijos artesanais – Catarina Braga (técnica de campo do Programa ATeG Agroindústria)
Local: Estande do Sistema FAEMG