Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Zema é presenteado com peça de ex-aluna do SENAR

RECONHECIMENTO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
05/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O trabalho da artesã Cidinéa Maria Pires, ex-aluna do Sistema FAEMG, foi entregue ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pelo prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa. O carro de boi entregue ao governador é um importante símbolo cultural e histórico da cidade. A peça em miniatura foi feita em madeira, por Lucas Mendonça, e em fibra de taboa por Cidinéa, a Cida.

 

Governador Romeu Zema e prefeito de São Francisco do Glória,  Walace Pedrosa

Para ela, ver seu trabalho representando o município e alcançando novos espaços é motivo de orgulho e satisfação. “Amo o que eu faço e persisto na atividade e ver as pessoas gostando do resultado é bom demais! O prefeito escolher a minha peça, e outros produtos agrícolas da nossa cidade, é sinal de que ele valoriza o que a gente faz no campo”, comentou.

Além do presente dado a Romeu Zema, a prefeitura encomendou mais 80 peças do carro de boi, que Cida já está preparando junto a Lucas Mendonça, também artesão da cidade. “Fico muito feliz e espero ser sempre reconhecida pelo trabalho que faço com a ajuda do SENAR”.

Cida é empreendedora e já fabricou e vendou mais de 3 mil peças utilitárias e de decoração feitas com fibras de taboa e bananeira. Ela faz questão de destacar a importância do Sistema FAEMG e do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola para iniciar no artesanato. “Aprendi no curso do SENAR MINAS e não deixei os ensinamentos passarem em branco. Sou grata a todos, especialmente ao instrutor Romero Duarte pelo acompanhamento e incentivo”.

 

Cida - artesã de São Francisco do Glória

“Fiquei extremamente satisfeito ao saber que a peça da Cida tinha sido dada de presente ao governador do Estado. Estamos em contato constante e ela não para de produzir desde que fez o curso e está se aperfeiçoando. O empreendedorismo e a dedicação proporcionaram uma mudança na vida dela e esse caso de sucesso mostra que o artesanato é uma possibilidade concreta de negócio. Me alegra saber que nós temos parte nessa conquista e seguimos dando suporte para que ela continue se desenvolvendo”, relatou Romero.

Conheça a história da Cida e seu negócio de sucesso aqui.