A fibra da taboa (Typha domingensis) transforma-se em objetos decorativos e peças utilitárias nas mãos da ex-aluna do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Cidinéa Maria Pires. Ela aprendeu as técnicas no curso de Artesanato de Fibras Naturais Flexíveis, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, e quer diversificar a sua produção, uma importante fonte de renda.
A matéria-prima é abundante na sua comunidade, e a artesã conta com a ajuda do marido e do genro para colher a planta. Há dois anos na atividade, ela já confeccionou e vendeu 2 mil peças em São Francisco do Glória, onde mora, e em Carangola, Fervedouro e Muriaé. As vendas são feitas de porta em porta, feiras e lojas de decoração. Cestas e sousplats são os destaques. A artesã também faz encomendas para casamentos, aniversários e, em 2018, esteve na 19ª Festa do Carro de Boi do seu município com réplicas, em miniatura, desse meio de transporte tradicional.
Cidinéa segue em busca de conhecimento e, neste ano, participou de mais uma capacitação, dessa vez, tendo a palha de milho como matéria-prima. O instrutor Romero Duarte destacou a dedicação e a perseverança da produtora como um diferencial para o sucesso. Cidinéa manteve contato para tirar dúvidas e relatar suas experiências empreendedoras.
“Ela acreditou na ideia, traçou objetivos e desenvolveu estratégias para os alcançar. É uma satisfação vê-la alcançar esse patamar. O acompanhamento, mesmo a distância, é de suma importância para nossos educandos. E esse caso é um exemplo das mudanças positivas que o SENAR proporciona ao levar conhecimento e possibilidades ao campo”. – Romero Duarte, instrutor
“O curso me ajudou muito. Nem sempre encontramos trabalho na roça e, com o artesanato, trabalho dentro de casa e tenho minha própria renda. Faço com amor e fico muito feliz quando as pessoas elogiam o meu trabalho. Agradeço ao Romero que ensina tudo que sabe e me incentiva a continuar, e ao SENAR pela oportunidade de fazer excelentes cursos.” – Cidinéa Pires, artesã
No último curso, o prefeito visitou a turma e disponibilizou auxílio para a venda e divulgação dos trabalhos artesanais produzidos no município. O instrutor do curso lembrou a importância do trabalho em equipe e agradeceu ao atual gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, e à antiga gerente, Silvana Novais, e à mobilizadora Fernanda Azevedo.