Depois de Araçuaí, Juiz de Fora e Viçosa, chegou a vez dos agentes de desenvolvimento rural (ADR) do Escritório Regional de Uberaba passarem por atualização. Mais de 30 ADRs participaram da capacitação promovida pelo Sistema Faemg Senar, na última semana, em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. A metodologia do trabalho, alinhamentos sobre propostas e prestação de contas, oficina de oratória, palestra de arrecadação e o programa Mobilizar Bem estiveram na programação do evento.
A gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro, explicou que o Sistema Faemg Senar tem o compromisso de investir na formação continuada de todos os seus colaboradores e parceiros, incluindo os ADRs, que atuam representando as entidades cooperadas. “O foco é trazer para eles conteúdos atuais sobre os procedimentos operacionais do Sistema e a atualização de normas, além de reforçar o que foi mantido e que precisa ser melhorado. Também sempre trazemos o desenvolvimento de algum conhecimento ou habilidade, por isso neste evento trabalhamos a comunicação, tendo como foco as técnicas de oratória e uma boa retórica”, afirmou.
O gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães Moreira Júnior, disse que a ideia da atualização é trazer uma nova perspectiva para os ADRs voltada para a melhoria do trabalho e de levantamento de demanda na ponta, por meio de um diagnóstico mais assertivo. “Acima de tudo, que a gente consiga fazer com que o nosso planejamento anual de ações tenha cada vez mais um levantamento feito dentro das cadeias produtivas principais de cada regional, voltado para a qualidade do trabalho realizado, parceria e custos”, completou.
Em sua palestra, Wander reforçou as ações e ferramentas do programa Mobilizar Bem, que tem o objetivo de profissionalizar a mobilização para melhor qualificar a demanda do mercado de trabalho e necessidades das comunidades rurais e aprimorar a gestão das entidades cooperadas.
Abertura
A abertura do evento contou com a presença do 1º vice-presidente Secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, que reforçou a relevância do trabalho dos ADRs. “É uma pessoa tão importante quanto a diretoria do Sindicato Rural. Sabemos como ele trabalha lá na ponta”, destacou. Ebinho também falou da importância da união do setor nas diversas ações e propostas, lembrando que o produtor rural quer que as lideranças, sindicatos, federação e confederação assumam o papel de defesa do agro.
O gerente regional Ricardo Tuller enfatizou que a atualização dos ADRs é essencial para o avanço do trabalho junto aos produtores rurais e suas famílias. “Além de conhecerem as novidades e receberem um reforço da metodologia, este encontro é uma oportunidade para que eles troquem experiências”, completou.
A ADR do Sindicato Rural de Frutal, Kathyara Pinheiro Sobrinho, lembrou que o ano passado foi muito intenso, quando os profissionais passaram por uma grande renovação. “Mesmo aprendendo muito, precisamos sempre retomar o conhecimento das normas e regras. Por isso, estar aqui é muito importante para renovar, ver o que estamos acertando e errando. O momento é de atualizar para começar o ano otimizando o trabalho de todos”. concluiu. A próxima atualização de ADRs será realizada em Patos de Minas, nos dias 5 e 6 de dezembro.