Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) da área de atuação do escritório regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares se reuniram nesta semana, entre os dias 12 e 13, para traçar metas estratégicas de atuação para o próximo ano. Cerca de 35 ADRs estiveram presentes e passaram por atualização metodológica. Os trabalhos foram conduzidos pelo gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães, e pela gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro.
“O objetivo dessa atualização é melhorar o processo de mobilização dos cursos na região de Valadares, visando os quatro pilares do Senar: qualidade, relevância, parceria e custo. Com base nisso, teremos um Diagnostico Rápido Participativo (DRP) no projeto Mobilizar Bem, que facilitará a detecção de demandas e tornará a atuação dos agentes mais assertiva e relevante em relação aos recursos do Senar”, destacou Wander Magalhães.
“O evento deste ano focou no desenvolvimento das habilidades de comunicação dos ADRs, visando melhorar a representatividade e os serviços oferecidos aos produtores rurais. Além disso, foram apresentados programas especiais e o projeto Mobilizar Bem para impulsionar o trabalho de mobilização e atender às demandas reais. No último dia do encontro promovemos um alinhamento dos procedimentos e normas para caminharmos em uma única direção em 2024”, explicou Cristiane Trigueiro.
“Essa atualização nos trouxe a oportunidade de conhecer tudo que o Sistema Faemg Senar tem a oferecer para o Agro Mineiro, e nos mostra que precisamos saber comunicar, a fim de atender cada vez melhor e com eficiência o produtor rural”, afirmou Wagner Teixeira Pinto, ADR que atua pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga.
Escritório Regional de Governador Valadares
“Foi um encontro fundamental para que pudéssemos passar orientações que vão aprimorar o processo de mobilização, tornando-o eficaz e sem contratempos. Também foi bastante oportuna a participação dos supervisores do ATeG, que puderam interagir com os ADRs no sentido de traçar estratégias e promover um levantamento das demandas de cursos, treinamentos, programas especiais, dias de campo, enfim, voltados para os produtores atendidos pelo programa ATeG. O intuito é trabalhar ainda mais focados no atendimento aos grupos de produtores assistidos, em 2024”, ressaltou o gerente regional em Governador Valadares, Luiz Ronilson Paiva.
O encontro foi no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, onde está a sede do escritório regional, que atende 109 cidades e tem 31 entidades cooperadas nos Vales do Rio Doce, Aço, Mucuri e parte do Jequitinhonha. Também participaram do encontro; o analista técnico regional, Pedro Henrique Fernandes; a assistente regional Aline Berbert e a assistente administrativo Josiane Martins.