Técnicos de campo que atuam pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em todo o estado, nas cadeias da apicultura, avicultura e piscicultura, participaram de um ciclo de treinamento na cidade de Curvelo. O encontro anual dos profissionais foi realizado durante cinco dias de atividades, quando foram debatidos planejamento de trabalho, indicadores, lançamento de dados dos atendimentos e prazos, além do alinhamento metodológico.

O objetivo foi nivelar conhecimentos para melhorar ainda mais o trabalho do Sistema Faemg Senar em campo junto aos produtores rurais mineiros. Ao todo, 37 técnicos, além de supervisores do ATeG, participaram da ação, que teve apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo. A coordenadora de Pecuária diversa e Agroindústria do Programa ATeG em Minas, Paula Lobato, e o técnico especialista da apicultura, Franklin Souza, também acompanharam as atividades.
“Por mais que todos conheçam o documento norteador e a metodologia, é sempre importante reunir para tirar dúvidas, renovar e atualizar conhecimentos. Foi uma semana muito proveitosa. Revisamos orientações sobre os indicadores e planejamento, que são essenciais e pilares do ATeG para o técnico atuar na criação do plano de ação da propriedade”, pontua a supervisora de ATeG Dayane Dias Fonseca, que coordena técnicos de campo pelas regionais de Sete Lagoas, Patos de Minas e Araçuaí.
Da regional Montes Claros participaram 16 técnicos das cadeias da apicultura e avicultura. Somente para a apicultura, a região do Norte de Minas conta com 12 grupos de ATeG em andamento. Para o supervisor Ramon Stéfano, é importante nivelar o conhecimento de gestão dos técnicos de campo, ponto forte do programa de assistência do Sistema Faemg Senar.

“Nós atendemos produtores de diferentes graus de instrução, nível tecnológico e poder aquisitivo. Então esses técnicos precisam estar capacitados para ajudar independentemente do tamanho da produção. Durante o treinamento nós elaboramos planejamento, interpretamos, discutimos os principais indicadores econômicos e produtivos das cadeias, além de reforçarmos a importância de saber interpretar esses números, o que é fundamental para auxiliar na tomada de decisões”, avalia Ramon.
Apicultura em foco
Os técnicos da cadeia apícola foram maioria no encontro, com 31 profissionais envolvidos. Além da parte teórica, eles tiveram um momento de atividade prática, em visita a dois apiários da região acompanhados pelo ATeG, onde receberam instruções de manejo e orientações de trabalho. Os profissionais fizeram, ainda, uma análise da atividade desenvolvida e realizaram um debate para estudo de caso.
“Quando nós voltamos para o local do treinamento, os técnicos se dividiram em equipes e tiveram que montar uma apresentação de planejamento anual da propriedade visitada e as recomendações, mediante o que eles viram no apiário. Cada equipe fez o planejamento, as metas, o plano de ação, recomendações técnica e gerencial, além da matriz FOFA, pontuando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do apiário”, explicou Dayane Fonseca.

Novas oportunidades
O encerramento das atividades ocorreu dentro da programação do Conexão Agro, promovido pelo Sicoob Credpit no Parque de Exposições, com palestra do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Ainda ao longo dos dias de treinamento, o Sindicato Rural de Curvelo realizou uma reunião com foco na criação de novas oportunidades para a apicultura local. A proposta é montar uma estratégia para melhorar a comercialização dos produtos apícolas e atuação na regularização das casas de mel.
"Apicultura não é complemento de renda, mas mudança de classe social. Curvelo tem despertado para esse potencial da atividade. Temos 45 apicultores bastante atuantes em parceria com uma associação. Agora, com o ATeG Apicultura do Sistema Faemg Senar, podemos levar os produtores a um novo patamar, incluindo a conquista a comercialização da produção em grandes supermercados e atacadistas da cidade e região, com a implantação do Selo de Inspeção Municipal-SIM”, resumiu Geraldo da Silva Júnior, diretor secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo.