Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema promove atualização sobre controle de javalis

ATUALIZAÇÃO TÉCNICA
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
27/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Expansão da espécie preocupa produtores e exige capacitação contínua no campo 

Crédito: cartilha IBAMA / O javali asselvajado - Norma e medidas de controle

Com a proliferação de javalis e javaporcos — espécie resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico — em diversas regiões produtoras de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro, o Sistema Faemg Senar realizou, nessa terça-feira (26/11), uma atualização técnica on-line com seus instrutores. O objetivo foi alinhar práticas, esclarecer normas vigentes, reforçar responsabilidades legais e aprimorar a orientação aos produtores rurais sobre os procedimentos para o manejo seguro e controle da espécie, em conformidade com as recomendações dos órgãos ambientais.

O javali asselvajado representa uma ameaça às lavouras, à fauna nativa e à biodiversidade mineira. Além dos prejuízos econômicos, traz risco sanitário pela possibilidade de transmissão de doenças. O tema ganhou ainda mais relevância após a aprovação, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do projeto de lei que autoriza o controle populacional da espécie em todo o estado.

Segundo o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, a iniciativa nasceu de uma demanda apresentada pelo Sindicato Rural de Campo Florido. “Estamos iniciando um seminário informativo para capacitar nossos instrutores, que depois levarão esse conhecimento aos produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial no Triângulo Mineiro. A partir de 2026, nossa proposta é ampliar esse trabalho, com treinamentos de aperfeiçoamento e ações voltadas também para produtores que ainda não participam do ATeG”.

Troca de experiências

A atualização foi realizada em parceria com a participação da Associação Brasileira de Caçadores – AQUI TEM JAVALI, que apresentou relatos de campo, procedimentos recomendados e experiências práticas relacionadas ao manejo autorizado.

Segundo relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado em 2022, Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com maior número de municípios que registram presença de javalis. São 198 cidades mineiras com ocorrência do animal, das quais 64 estão classificadas com “prioridade extremamente alta” no aspecto ambiental, por abrigarem áreas com fauna e flora mais sensíveis.

Entre os participantes, prevaleceu o entendimento de que a situação exige ações urgentes, contínuas e bem orientadas. “O controle de javali é essencial para proteger o meio ambiente, a agricultura e a segurança das pessoas, já que ele pode transmitir doenças. Por isso, é fundamental que a população conheça o problema e compreenda a importância das ações de manejo autorizado. O curso foi muito essencial, pois informar é o primeiro passo para reduzir os impactos, prevenir os riscos e promover um convívio mais seguro no campo e nas cidades”., conclui o instrutor José Neto.