Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Instrutores participam de reciclagem sobre trabalho sustentável

ATUALIZAÇÃO TÉCNICA
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
08/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Manhã de treinamento serviu para atualizar conhecimentos para que instrutores e produtores possam agir de forma preventiva sobre o tema

Atualização foi conduzida por Mariana Maia (à esquerda) e Liziana Rodrigues

“Quando se fala em segurança do trabalho na propriedade, nosso papel é trazer orientação, trabalhar na prevenção, e não esperar que qualquer coisa aconteça”. Assim Fabiana Silva Franco, instrutora de treinamentos em segurança do trabalho do Sistema Faemg, resumiu o treinamento realizado no último sábado (6/5) para 20 instrutores.

Eles passaram por atualização técnica a respeito da Norma Regulamentadora 31 (NR31) e outros normativos voltados às boas práticas do trabalho sustentável, fomentando condutas responsáveis, a partir de uma estratégia de atuação consciente e com foco na prevenção. O encontro foi realizado na sede do Sistema, em Belo Horizonte.

Vinte instrutores participaram do treinamento em BH

O objetivo foi preparar os instrutores para que orientem o produtor rural sobre como manter a propriedade em conformidade com a legislação trabalhista. Fabiana atua no Triângulo Mineiro desde 2015, e conta que os produtores ainda necessitam de informações. “A legislação está sempre se atualizando e dá margem para muitas interpretações. Esse encontro foi extremamente importante para nivelar o conhecimento e todos os instrutores poderem ‘falar a mesma língua’”, avaliou a engenheira eletricista.

Nivelamento

O trabalho foi conduzido pela gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, e pela coordenadora da Assessoria Jurídica, Mariana Maia. Na primeira parte da programação, Liziana falou sobre o papel que o Sistema vem desempenhado sobre o tema. “O evento presencial permitiu o reforço do alinhamento com as diretrizes do Sistema Faemg Senar no que tange aos conceitos de trabalho sustentável, além de permitir que os instrutores esclarecessem suas dúvidas para transmitir esse conhecimento da forma certa aos nossos produtores rurais. Sabemos que o produtor rural está atento ao cumprimento das normas trabalhistas, mas é necessário estar sempre atualizando os conhecimentos para que eles possam saber todas as obrigações que precisam ser cumpridas”, explicou.

Para Carlos Allan Taveira, instrutor de cursos sobre NR31, NR33, NR35 e outros sobre segurança no trabalho na regional de Patos de Minas, a atualização veio em boa hora, pois o tema está em alta. “É o momento de repensar como o assunto chega ao trabalhador e ao produtor rural, para que eles saibam exatamente do que se trata”, ponderou. “Poderemos embasar trabalhadores e grandes e pequenos produtores para a responsabilidade de produzir com as condições corretas, orientar para uma mudança de mentalidade”, acrescentou Marcos Antônio Franco, que ministra cursos de NR10, NR20, CIPATR e Brigadista Orgânico e Florestal.

Apoio ao produtor

A advogada Mariana Maia destacou a preocupação do Sistema Faemg Senar com o trabalho sustentável dentro das propriedades. O tema, inclusive, está presente na grade de treinamentos e programas da entidade, já que a entidade trabalha, também, com a formação profissional. “Temos esse cuidado com o produtor no que se refere às normas trabalhistas. Esse momento foi importante para fazer uma reciclagem dos pontos mais sensíveis e ampliar o conhecimento dos nossos instrutores com relação a assuntos que convergem com as normas de segurança do trabalho. Nosso propósito é atuar com orientação e esclarecimento”, pontuou.

A coordenadora da Assessoria Jurídica reforça, ainda, que o produtor rural pode procurar ajuda do Sistema, por meio do Sindicato, se precisar de assistência ou tiver dúvidas a respeito deste e de outros temas. Ainda ressaltou que “a federação também está à disposição do produtor para ajudá-lo e atenta às suas necessidades”, concluiu.