Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Arteiras da Canastra conquistam clientes pelo Guia Virtual do Empório SENAR MINAS

CURSO SENAR MINAS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
23/10/2020 . SENAR

As Arteiras da Canastra, grupo de artesãs de Delfinópolis, seguem produzindo e conquistando novos clientes. Produtoras de peças que tem como base a fibra da bananeira, elas integram o Guia Virtual do Empório SENAR MINAS e já receberam clientes através dele.  O grupo surgiu há dois anos para a reutilização da fibra, material em abundância no município - Delfinópolis é o segundo maior produtor de banana no Estado de Minas.

O mês de outubro foi marcado pela procura das peças artesanais. Durante esse período, elas receberam a visita de uma designer do Paraná, que chegou até elas através do Guia Virtual. Para a Analista de Eventos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e coordenadora do projeto, Suzana Diniz, esta resposta é importante, pois reafirma as demandas de compras já registradas para outros estados e participação em feiras virtuais.

“O Guia está disponível a todos ao acessar a página do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, aumentando as oportunidades de comercialização diretamente entre o produtor e o consumidor de todo país. Esse é o nosso objetivo: ser um canal de divulgação dos produtos de ex-participantes de treinamentos do SENAR MINAS e aproximar o público consumidor do produtor”, avalia.

Mercado

O resultado do trabalho das artesãs nos últimos dois anos começa a se firmar com a conquista de novos mercados. No último feriado, por exemplo, 12 de outubro, as peças foram comercializadas antes da data por lojistas que foram até Delfinópolis.  O sucesso surpreendeu. “Nós vendemos tudo, a loja ficou vazia para o feriado. Estamos trabalhando na correria e vendendo”, relatou Carina Fátima de Souza Melo, integrante das Arteiras.

O grupo formado por 30 artesãs está trabalhando nesse período de pandemia com 14 pessoas. Nesse mês, elas se preparam para as festas de final de ano e a produção está focada em peças natalinas para a decoração.  Segundo Carina, a média de vendas está em 60 peças por mês.