Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CNA e Sistema Faemg Senar promovem reunião com federações do Sudeste sobre Plano Agrícola e Pecuário

PLANO SAFRA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
14/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Foram elencadas as principais demandas do setor; Seguro agrícola e acesso ao crédito encabeçam a lista

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações de agricultura e pecuária do Sudeste realizaram, nesta segunda-feira (13/03), um encontro com sindicatos, produtores e técnicos, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte. O Workshop Sudeste faz parte de uma programação de encontros regionais com o objetivo de reunir as demandas da região que serão levadas pela CNA ao governo federal como contribuição para as diretrizes do próximo plano safra.

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, dois pontos principais devem constar na proposta que será encaminhada à CNA: o seguro agrícola e o acesso ao crédito. “O produtor precisa ter segurança para produzir. Somos uma indústria a céu aberto e corremos riscos das intempéries diariamente, como a falta de chuva ou muita chuva com incidência de granizo, por exemplo. Precisamos melhorar nesta parte do seguro e no acesso ao crédito, pois muitas vezes o crédito está liberado pelo governo, mas o produtor não consegue chegar até ele”, explica.

O vice-presidente, Renato Laguardia, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, participaram do Workshop Sudeste. 

A reunião também contou com a participação online de vários produtores rurais e presidentes de sindicatos. Além dos dois pontos levantados por Antônio de Salvo, as principais demandas dos estados da região Sudeste discutidas no encontro, foram o aumento de recursos e redução na taxa de juros; atualização dos valores para enquadramento dos produtores às diferentes linhas de crédito; elevação dos limites para custeio, por beneficiário, por ano agrícola; melhoria de alternativas de garantia para os financiamentos e priorização dos programas PRONAF e PRONAMP e de investimento: ABC+ , Inovagro, PCA, Moderagro, Moderfrota e Moderinfra.

Para o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo, Kleilson Rezende, que veio a Minas exclusivamente para o encontro, este formato de reunião permite que todos os envolvidos na cadeia produtiva possam ter uma participação mais ativa no processo e que, no momento certo, possam fazer suas reivindicações e sugestões. “Tem sido tudo muito produtivo. É muito importante um ambiente de debate desse para a construção de um plano agrícola, no qual, de fato, a gente consegue saber as particularidades e dificuldades de cada Estado”, afirma.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que a construção de proposta ao longo da reunião é fundamental para mensurar a necessidade específica de cada uma das regiões em um país que é tão grande e plural. “Queremos apresentar ao governo uma proposta que contemple toda a demanda do setor, no curto, médio e longo prazo e não só em questões orçamentárias, mas também em investimentos específicos que atendam essa região que é muito diversificada”, avaliou.

Para a assessora técnica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, o Workshop Sudeste foi o momento de juntar contribuições e coleta de informações dos sindicatos rurais com as demandas vindas das 12 comissões técnicas do Sistema e ainda das instituições participantes do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agronegócio Mineiro (CCS-Agro). “Não há momento melhor para elencar as principais ações e prioridades necessárias para adequação da política pública do crédito e do seguro rural. É a hora também de indicar quais os programas são prioritários para a nossa agropecuária, direcionar as demandas olhando para o desenvolvimento das atividades e do setor”.

O documento oficial com as demandas do setor produtivo será encaminhado e debatido na Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA e, posteriormente, com o Governo Federal. O Sistema Faemg Senar continuará acompanhamento o tema e fará análise do PAP, quando for lançado.

Também participaram do encontro o vice-presidente o Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, a analista sênior de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Diana da Silva Oliveira; o analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Gabriel Soares, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seapa), Marlon Dias Gomes; a analista técnica, Ana Carolina Alves Gomes, e o gerente executivo técnico, Bruno Rocha de Melo.