Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Comitê do programa Descubra realiza primeira reunião em Uberaba

JOVENS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
08/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O comitê regional do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra promoveu sua primeira reunião no município de Uberaba, nesta sexta-feira (8), no auditório do Ministério Público. O Sistema FAEMG é uma das entidades integrantes do programa. O Descubra tem o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional e pessoal.

A reunião contou com as participações do gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, que integra o comitê, e da assistente administrativo regional Rayssa Ferreira. “Temos muito a contribuir, especialmente dentro da Formação Profissional Rural, para a capacitação de jovens do campo. Esta primeira reunião foi importante para alinhar as expectativas e traçar o cronograma de trabalho para que, em breve, as ações do Descubra sejam colocadas em prática, beneficiando os jovens que necessitam do apoio dessas entidades envolvidas para o seu desenvolvimento profissional”, disse Oliveira.

 

Gerente regional Caio Oliveira e a assistente Rayssa Ferreira (de crachá) na reunião do programa Descubra

Planejamento do trabalho

A abertura do encontro foi feita pelo promotor da Infância e Juventude na Comarca de Uberaba, Rafael Calil Tannus, destacando que a cidade deu um passo importante e foi a primeira a definir o comitê regional. O juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcelo Geraldo Lemos, ressaltou que o comitê vai trabalhar para que o programa possa ter frutos na Comarca de Uberaba, que inclui também os municípios de Veríssimo, Campo Florido, Delta e Água Comprida. “Cada cidade precisa ter um plano de atendimento para efetivar, de fato, o direito à profissionalização dos adolescentes. Nosso trabalho é buscar oportunidades, vagas em programas de aprendizagem e até a inserção definitiva desses jovens no mercado de trabalho”, disse. O público alvo são os adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; em situação de acolhimento institucional; e aqueles resgatados do trabalho infantil.

A reunião foi conduzida pelo gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), William Rodrigues de Brito, que trabalhou dinâmicas para o planejamento das ações. Os participantes foram divididos em grupos, que interagiram entre si, para tratar das expectativas, fatores limitantes, adesão, parcerias, recursos, compromisso social, entre outros aspectos. Na próxima reunião, que será agendada para maio, o plano de trabalho continuará a ser delineado.

 

Uma das dinâmicas para elaboração do planejamento de trabalho

Também estiveram presentes a coordenadora do comitê regional, Vanessa Ribeiro Mota, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Gonçalves Veloso, e mais 30 representantes de órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros, e entidades de atendimento aos jovens.

Programa

O Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional, que congrega esforços de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. A iniciativa vai criar uma grande rede de apoio à cidadania, por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho aos adolescentes e jovens que integram o público prioritário.