Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Queijo Cabacinha a caminho da regulamentação

CT DO QUEIJO MINAS ARTESANAL
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
09/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A regulamentação do Queijo Cabacinha, que no ano passado teve o modo de fazer reconhecido pelo governo de Minas como patrimônio cultural e imaterial do Estado, foi um dos temas da Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal (QMA) da Faemg, que se reuniu nesta quarta-feira (9), na sede do Sistema Faemg Senar. De acordo com o presidente da comissão, Frank Barroso, que também é um dos vice-presidentes da Faemg e vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sabinópolis, a comissão revisou e contribuiu com uma proposta de minuta de regulamentação do Cabacinha.

“Agora, as nossas sugestões serão revisadas por especialistas e depois serão encaminhadas ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para dar sequência ao desenvolvimento do regulamento técnico de identidade e qualidade do Queijo Cabacinha”, explicou Barroso.

O produtor de Queijo Cabacinha, Itamar Maurício Gomes, novo integrante da Comissão Técnica do QMA, participou pela primeira vez da reunião da comissão e elogiou o engajamento de todos em prol da regulamentação do Cabacinha. Ele é da cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha, e tem uma produção diária de 30 a 40 Queijos Cabacinha, com cerca de 500 gramas.

O regulamento técnico de identidade e qualidade do Queijo Cabacinha vai fixar a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que o produto deve cumprir no Estado, por isso, durante a caminhada rumo à regulamentação, além do IMA, outras entidades renomadas participarão ativamente do processo como: a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Seapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater). A regulamentação também contará com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Leia mais: https://www.sistemafaemg.org.br/noticias/modo-de-fazer-queijo-artesanal-cabacinha-e-patrimonio-mineiro