Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Setor avalia regulamento técnico do Queijo de Casca Florida

CT DO QUEIJO MINAS ARTESANAL
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
17/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg Senar e outras entidades representativas do setor queijeiro estão dialogando e trabalhando juntos para que o regulamento técnico do queijo de casca florida corresponda ao modo de produção e atenda às exigências sanitárias. A Minuta do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo de Casca Florida foi apresentada aos integrantes da Comissão Técnica (CT) de Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar, produtores rurais e representantes do setor durante a 8ª reunião da CT de Queijo Minas Artesanal nesta terça-feira (17).

O médico veterinário André Duch, fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), explicou como a minuta do regulamento ficou após consulta pública aberta pelo instituto junto a produtores rurais, cooperativas, sindicatos, entidades de classe, agroindústrias e à sociedade civil, que puderam opinar, criticar e dar sugestões sobre tecnologia, boas práticas agropecuárias, acondicionamento, condições de conservação, rotulagem e transporte dos queijos.

Participantes da reunião do setor queijeiro se reuniram na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte

A publicação do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo de Casca Florida permitirá a habilitação sanitária deste queijo, mas, na visão do setor, ainda são necessárias mais pesquisas para haver critérios mais claros para depois ser feita a regularização da norma técnica para a produção desse queijo. “Neste momento de diálogo com o Governo de Minas, ficou decidido que o Sistema, o governo e outras entidades vão trabalhar unidos junto ao parlamento de modo a promover mais estudos e agilizar o processo de normatização do casca florida, que já é consumido pela população sem nenhum risco, mas queremos nos certificar disso cientificamente. Bom para o produtor e bom para o consumidor”, comentou o presidente da CT, Frank Mourão Barroso.

Reconhecimento - Queijo Minas Artesanal Casca Florida

Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a formalizar o queijo artesanal com casca florida. Esta variedade do Queijo Minas Artesanal, produzido a partir do leite cru, foi reconhecida pela resolução nº 42, publicada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em dezembro de 2022. É considerada “casca florida” a cobertura com presença de fungos (mofo).

Queijo de Casca Florida é destaque internacional

De acordo com o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, trata-se de uma vitória para as queijarias de Minas Gerais, relativa a uma demanda antiga da cadeia produtiva, pela regulamentação deste tipo de queijo artesanal, produzido a partir do leite cru, com utilização de soro-fermento (pingo), sem que seja realizada uma raspagem da casca. O produto final apresenta cor e sabor próprios, além de uma massa uniforme. Na prática, ganham o produtor, que ingressa no mercado formal, e a população, que passa a consumir produtos com a devida habilitação sanitária e o selo de inspeção estadual.