Apresentações culturais, comidas e bebidas tradicionais e exposição de artesanatos marcaram o evento de encerramento do curso de Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAEMG e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu. Na programação da atividade organizada pela turma, houve a Mostra Café, Cachaça, Flores e Artesanato e o lançamento da rota Montanhas e Sabores.
O evento aconteceu no restaurante Artefato Gastro Pub, em Caputira, em 27 de abril. A turma formada por 12 alunos dos municípios de Manhuaçu, Luisburgo e Caputira apresentou ao público os roteiros elaborados para cada uma das três cidades. O trabalho dos alunos buscou valorizar o turismo de aventura e de natureza, com destaque especial para o café, fortemente presente na região.
A instrutora Jordânia Mariano explicou que, durante os seis meses do treinamento, a turma realizou diversas visitas técnicas e um levantamento sobre as potencialidades de cada município para criar os itinerários. O grupo criou um perfil no Instagram para falar mais sobre a rota e suas atrações e, assim, estar mais perto do público interessado em conhecer o circuito.
O atual Secretário de Cultura e Turismo de Luisburgo, Roberto Júnior de Souza, participou do programa e classificou a experiência como prazerosa e gratificante. Para ele, conhecer o potencial do turismo rural no município e elaborar coletivamente formas de explorá-lo foi importante, e já está fazendo a diferença.
Roberto já está aplicando o conhecimento adquirido no treinamento mapeando pontos de visitação e articulando ações de fomento ao turismo rural. "Cada lugar recebeu uma placa de identificação com a marca do turismo de Luisburgo, assinalando que estamos naquele empreendimento. Também temos o nosso roteiro pronto e pretendemos investir nele".
Mauro Gonçalves tem uma floricultura em Luisburgo e se interessou pela formação para obter ferramentas que o ajudassem a transformar o empreendimento em uma atração mais preparada para o turismo rural. Ele contou que diversos clientes já visitam a sua propriedade para comprar as flores e plantas ornamentais e que a ideia é aproveitar melhor esse fluxo de pessoas.
"O curso é espetacular e abrangente. Saímos prontos para atuar com conhecimento sobre todas as áreas do segmento, incluindo a segurança, pois temos um treinamento de primeiros socorros que pode ser útil em atividades como as trilhas".
Ponto de partida
“É importante que valorizemos a nossa região. Estamos na parte central do estado, temos grandes rodovias, o Brasil passa por aqui e podemos aproveitar esse potencial. Temos muito para mostrar, como as belezas naturais dos nossos cafezais, a paisagem vista das nossas montanhas e as pessoas acolhedoras. Nós incentivamos o turismo rural, e eu fico feliz em ver o empenho e entusiasmo da turma que se formou. Tenho esperança de que teremos, em breve, grandes avanços no turismo rural da nossa região”. - Antônio Teodoro, presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu.
“Com esse evento, fechamos o programa com chave de ouro. Agradecemos aos parceiros que colaboraram com a realização da cerimônia e o apoio das prefeituras dos três municípios durante todo o curso. Esse programa é de grande importância, pois proporciona conhecimento para que as pessoas consigam desenvolver seus empreendimentos e toda a região. Esperamos que o curso traga bons frutos não só para os profissionais formados, como também para quem trabalha com artesanato, alimentação, e outras atividades ligadas ao turismo rural”. - Isaura da Paixão, mobilizadora do Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu.