Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Rota ‘Montanhas e Sabores’ é lançada em Caputira

PROGRAMA AGENTE DE TURISMO RURAL
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
29/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Apresentações culturais, comidas e bebidas tradicionais e exposição de artesanatos marcaram o evento de encerramento do curso de Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAEMG e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu. Na programação da atividade organizada pela turma, houve a Mostra Café, Cachaça, Flores e Artesanato e o lançamento da rota Montanhas e Sabores.

O evento aconteceu no restaurante Artefato Gastro Pub, em Caputira, em 27 de abril. A turma formada por 12 alunos dos municípios de Manhuaçu, Luisburgo e Caputira apresentou ao público os roteiros elaborados para cada uma das três cidades. O trabalho dos alunos buscou valorizar o turismo de aventura e de natureza, com destaque especial para o café, fortemente presente na região.

A instrutora Jordânia Mariano explicou que, durante os seis meses do treinamento, a turma realizou diversas visitas técnicas e um levantamento sobre as potencialidades de cada município para criar os itinerários. O grupo criou um perfil no Instagram para falar mais sobre a rota e suas atrações e, assim, estar mais perto do público interessado em conhecer o circuito.

O atual Secretário de Cultura e Turismo de Luisburgo, Roberto Júnior de Souza, participou do programa e classificou a experiência como prazerosa e gratificante. Para ele, conhecer o potencial do turismo rural no município e elaborar coletivamente formas de explorá-lo foi importante, e já está fazendo a diferença.

Roberto já está aplicando o conhecimento adquirido no treinamento mapeando pontos de visitação e articulando ações de fomento ao turismo rural.  "Cada lugar recebeu uma placa de identificação com a marca do turismo de Luisburgo, assinalando que estamos naquele empreendimento. Também temos o nosso roteiro pronto e pretendemos investir nele".

Evento de encerramento também teve degustação de produtos

Mauro Gonçalves tem uma floricultura em Luisburgo e se interessou pela formação para obter ferramentas que o ajudassem a transformar o empreendimento em uma atração mais preparada para o turismo rural. Ele contou que diversos clientes já visitam a sua propriedade para comprar as flores e plantas ornamentais e que a ideia é aproveitar melhor esse fluxo de pessoas.

"O curso é espetacular e abrangente. Saímos prontos para atuar com conhecimento sobre todas as áreas do segmento, incluindo a segurança, pois temos um treinamento de primeiros socorros que pode ser útil em atividades como as trilhas".

Café e Cachaça são destaques na região

Ponto de partida

“É importante que valorizemos a nossa região. Estamos na parte central do estado, temos grandes rodovias, o Brasil passa por aqui e podemos aproveitar esse potencial. Temos muito para mostrar, como as belezas naturais dos nossos cafezais, a paisagem vista das nossas montanhas e as pessoas acolhedoras. Nós incentivamos o turismo rural, e eu fico feliz em ver o empenho e entusiasmo da turma que se formou. Tenho esperança de que teremos, em breve, grandes avanços no turismo rural da nossa região”. - Antônio Teodoro, presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu.

“Com esse evento, fechamos o programa com chave de ouro. Agradecemos aos parceiros que colaboraram com a realização da cerimônia e o apoio das prefeituras dos três municípios durante todo o curso. Esse programa é de grande importância, pois proporciona conhecimento para que as pessoas consigam desenvolver seus empreendimentos e toda a região.  Esperamos que o curso traga bons frutos não só para os profissionais formados, como também para quem trabalha com artesanato, alimentação, e outras atividades ligadas ao turismo rural”. - Isaura da Paixão, mobilizadora do Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu.