Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Setor leiteiro conquista avanço em processo antidumping

MINAS GRITA PELO LEITE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
02/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Mudança de entendimento no governo permite continuidade da investigação sobre leite em pó importado

 

O setor leiteiro obteve uma importante vitória nesta terça-feira (2/12), após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília. O encontro contou com a participação do ministro Geraldo Alckmin e de representantes do setor, entre eles o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Faemg e vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Jônadan Ma, e o assessor técnico da CNA Guilherme Dias.

Segundo Jônadan, houve reversão do entendimento técnico que interromperia a investigação antidumping contra as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. Com isso, o processo seguirá em andamento e o governo poderá adotar tarifas provisórias enquanto a apuração continua. “Conseguimos uma grande vitória. A investigação terá sequência e agora buscamos a adoção das medidas provisórias para conter as importações, que continuam muito altas e prejudicam o produtor”, afirma.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destaca a importância de reorganizar a cadeia leiteira de Minas. “O primeiro passo é reduzir as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai, que desequilibram o setor. O governo já reconheceu a legitimidade da nossa ação antidumping, o que é um avanço importante. Agora, esperamos que as importações retornem aos níveis históricos”.

Cenário

A decisão ocorre em meio à grave crise enfrentada pelo setor leiteiro, marcada por sucessivas quedas no preço pago ao produtor e pelo aumento expressivo das importações. Dados do setor mostram que, após a apresentação do pedido de antidumping, em março, as compras externas caíram 15%. No entanto, após a publicação do parecer preliminar desfavorável do MDIC, as importações voltaram a subir — alta de 28% entre agosto e setembro.

Para reforçar a mobilização, o Sistema Faemg Senar organizará uma caravana com cerca de 60 produtores para participar da audiência pública marcada para 3 de dezembro, requerida pela deputada federal Ana Paula Leão. O objetivo é pressionar ainda mais o Governo Federal e defender a retomada plena do processo antidumping.