“Esse tal queijo do Serro... Ele veio de longe, trazido pelos portugueses na era do ouro. Mas ganhou outra estrutura, novas formas de produção, outro terroir e um nome local por parte de produtores inspirados pela Serra do Espinhaço e nobres casarios. Dizem que o segredo está no leite cru, pingo e sal, além do amor à nossa tradição e história, passada de geração em geração. Cada queijo aqui é único e traz nuances e sabores particulares, que mudam de acordo com cada produtor, mas sempre mantendo a qualidade da prosa e do cafezinho que o acompanham”, comentou a Secretária de Administração, Fazenda e Planejamento da prefeitura, Ivanice Araújo, durante o evento de abertura da 35ª Festa do Queijo em Serro, no auditório da Escola Municipal Irmã Carvalho
Na oportunidade, produtores e instituições que contribuíram para que o queijo minas artesanal da região alcançasse o status que tem hoje foram homenageados com a Comenda Guardiões do Queijo. “Festejar o queijo requer uma atenção especial daqueles cidadãos que, de forma aberta e silenciosa, trabalharam arduamente para que o nosso modo de fazer do queijo, ultrapasse extensões territoriais, o que torna o evento cheio de momentos importantes e especiais", completou Ivanice.
“A quantidade de produtor que depende dessa cadeia produtiva é significativa. Faz parte do nosso cotidiano, e é o que gira nossa economia. A festa vem trazer tecnologia, conhecimento e visibilidade para nossos produtos, porém ressalto não só a importância da tradição, mas a busca pela qualidade e aprimoramento. Nosso contato firme com o Sistema FAEMG tem nos ajudado a tornar nosso produtor cada vez mais forte frente às queijarias e com visão completa do negócio rural”, disse Roberto Teixeira de Castro, presidente do Sindicato Rural de Serro, em seu pronunciamento.
“Precisamos honrar essas histórias e mostrar os produtos que vêm do campo sem medo, a partir de um trabalho que não acontece sem um sistema consolidado ou com parceiros engajados, lado a lado do produtor. O Sistema FAEMG tem o dever de ajudar esses produtores para que possamos mostrar não só as belezas de nossas cidades, como o Serro, mas também a qualidade que sai do campo e que vêm ganhando tantos mercados internos e externos”. - Antônio de Salvo, presidente do Sindicato Rural de Curvelo e eleito presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, para o mandato que começa a partir de novembro.
O evento foi promovido em formato híbrido, de 3 a 7 de setembro, pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Prefeitura (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, e Secretaria de Turismo e Cultura), Sindicato dos Produtores Rurais de Serro e Sebrae. O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Harrison Belico também marcou presença, junto com representantes do SEBRAE, Anglo American, Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, EMATER, IPHAN/MG, Cooperativa, Sindicatos Rurais das cidades do entorno, servidores estaduais e municipais. Para a segurança de todos, os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram devidamente observados, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em diversos espaços do auditório.