Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema FAEMG na abertura da Festa do Queijo do Serro

EVENTO HÍBRIDO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
08/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

“Esse tal queijo do Serro... Ele veio de longe, trazido pelos portugueses na era do ouro. Mas ganhou outra estrutura, novas formas de produção, outro terroir e um nome local por parte de produtores inspirados pela Serra do Espinhaço e nobres casarios. Dizem que o segredo está no leite cru, pingo e sal, além do amor à nossa tradição e história, passada de geração em geração. Cada queijo aqui é único e traz nuances e sabores particulares, que mudam de acordo com cada produtor, mas sempre mantendo a qualidade da prosa e do cafezinho que o acompanham”, comentou a Secretária de Administração, Fazenda e Planejamento da prefeitura, Ivanice Araújo, durante o evento de abertura da 35ª Festa do Queijo em Serro, no auditório da Escola Municipal Irmã Carvalho

Na oportunidade, produtores e instituições que contribuíram para que o queijo minas artesanal da região alcançasse o status que tem hoje foram homenageados com a Comenda Guardiões do Queijo. “Festejar o queijo requer uma atenção especial daqueles cidadãos que, de forma aberta e silenciosa, trabalharam arduamente para que o nosso modo de fazer do queijo, ultrapasse extensões territoriais, o que torna o evento cheio de momentos importantes e especiais", completou Ivanice.

Foto oficial da entrega da Comenda Guardiões do Queijo

“A quantidade de produtor que depende dessa cadeia produtiva é significativa. Faz parte do nosso cotidiano, e é o que gira nossa economia. A festa vem trazer tecnologia, conhecimento e visibilidade para nossos produtos, porém ressalto não só a importância da tradição, mas a busca pela qualidade e aprimoramento. Nosso contato firme com o Sistema FAEMG tem nos ajudado a tornar nosso produtor cada vez mais forte frente às queijarias e com visão completa do negócio rural”, disse Roberto Teixeira de Castro, presidente do Sindicato Rural de Serro, em seu pronunciamento.

“Precisamos honrar essas histórias e mostrar os produtos que vêm do campo sem medo, a partir de um trabalho que não acontece sem um sistema consolidado ou com parceiros engajados, lado a lado do produtor. O Sistema FAEMG tem o dever de ajudar esses produtores para que possamos mostrar não só as belezas de nossas cidades, como o Serro, mas também a qualidade que sai do campo e que vêm ganhando tantos mercados internos e externos”. - Antônio de Salvo, presidente do Sindicato Rural de Curvelo e eleito presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, para o mandato que começa a partir de novembro. 

O evento foi promovido em formato híbrido, de 3 a 7 de setembro, pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Prefeitura (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, e Secretaria de Turismo e Cultura), Sindicato dos Produtores Rurais de Serro e Sebrae. O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Harrison Belico também marcou presença, junto com representantes do SEBRAE, Anglo American, Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, EMATER, IPHAN/MG, Cooperativa, Sindicatos Rurais das cidades do entorno, servidores estaduais e municipais. Para a segurança de todos, os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram devidamente observados, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em diversos espaços do auditório.