A convite do Sistema Faemg Senar, prefeitos de oito munícipios mineiros e presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais participaram, nesta quarta (9/11), de uma reunião junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) para discutir estratégias políticas em defesa destas cidades para que permaneçam na “lista do Semiárido”.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Idene, participa do Conselho Deliberativo (Condel) que avalia a situação de Bandeira, Felisburgo, Jacinto, Jordânia, Mata Verde, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto – munícipios que fazem parte da “lista do Semiárido” e podem ficar desprotegidos de políticas públicas.
Além da perda de incentivos financeiros e fiscais, caso os oito munícipios sejam excluídos da lista, haverá desequilíbrio social e econômico que acentuará as desigualdades e migrações populacionais, impactando diretamente no abastecimento e na segurança alimentar.
Representaram o Sistema Faemg Senar o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o superintendente de Relações Institucionais, Altino Rodrigues, a advogada Helena Carneiro e a assessora econômica Aline Veloso. Também participaram o assessor de gabinete do Idene Felipe Vasconcelos e o chefe do gabinete do senador Carlos Viana, Walter Junior.
“Já realizamos o trabalho técnico em conjunto com o Governo do Estado, por meio do Idene, e agora precisamos do engajamento de todos os prefeitos para que consigamos reverter a exclusão desses municípios”, ressaltou Renato.
A advogada Helena Carneiro também reforçou a importância da atuação de todos para fortalecer ainda mais o pleito por meio de solicitação à Associação Mineira de Munícipios (AMM) e à Associação Brasileira de Munícipios (ABM). “O Governo, por meio do Idene, apresentou a defesa de permanência dos munícipios com a colaboração do Sistema Faemg Senar e estamos nessa tratativa junto à Sudene, que possui o comitê técnico para esta análise. Vale frisar que a exclusão dessa lista implicará em perda para os produtores rurais e para a política pública como um todo. Portanto, todos os votos são necessários para que esses munícipios não saiam do Semiárido”, avaliou.
Um dos participantes da reunião, o prefeito de Rubim, Alencar Souto de Oliveira, elogiou o trabalho de todos os envolvidos destacando o engajamento do Sistema Faemg Senar nesta ação. “É muito bom saber que podemos contar com esse apoio, tendo em vista o quanto é crucial manter uma estratégia para que consigamos continuar na lista do Semiárido. E saibam que o Sistema pode contar com a gente nesse engajamento”.