Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar reúne com prefeitos do Semiárido

REUNIÃO
ESCRITO POR ASCOM
09/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Altino Rodrigues, Renato Laguardia, Helena Carneiro e Aline Veloso durante reunião 

A convite do Sistema Faemg Senar, prefeitos de oito munícipios mineiros e presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais participaram, nesta quarta (9/11), de uma reunião junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) para discutir estratégias políticas em defesa destas cidades para que permaneçam na “lista do Semiárido”.

O Governo de Minas Gerais, por meio do Idene, participa do Conselho Deliberativo (Condel) que avalia a situação de Bandeira, Felisburgo, Jacinto, Jordânia, Mata Verde, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto – munícipios que fazem parte da “lista do Semiárido” e podem ficar desprotegidos de políticas públicas.

Além da perda de incentivos financeiros e fiscais, caso os oito munícipios sejam excluídos da lista, haverá desequilíbrio social e econômico que acentuará as desigualdades e migrações populacionais, impactando diretamente no abastecimento e na segurança alimentar.

Representaram o Sistema Faemg Senar o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o superintendente de Relações Institucionais, Altino Rodrigues, a advogada Helena Carneiro e a assessora econômica Aline Veloso. Também participaram o assessor de gabinete do Idene Felipe Vasconcelos e o chefe do gabinete do senador Carlos Viana, Walter Junior.

“Já realizamos o trabalho técnico em conjunto com o Governo do Estado, por meio do Idene, e agora precisamos do engajamento de todos os prefeitos para que consigamos reverter a exclusão desses municípios”, ressaltou Renato.

A advogada Helena Carneiro também reforçou a importância da atuação de todos para fortalecer ainda mais o pleito por meio de solicitação à Associação Mineira de Munícipios (AMM) e à Associação Brasileira de Munícipios (ABM). “O Governo, por meio do Idene, apresentou a defesa de permanência dos munícipios com a colaboração do Sistema Faemg Senar e estamos nessa tratativa junto à Sudene, que possui o comitê técnico para esta análise. Vale frisar que a exclusão dessa lista implicará em perda para os produtores rurais e para a política pública como um todo. Portanto, todos os votos são necessários para que esses munícipios não saiam do Semiárido”, avaliou.

Um dos participantes da reunião, o prefeito de Rubim, Alencar Souto de Oliveira, elogiou o trabalho de todos os envolvidos destacando o engajamento do Sistema Faemg Senar nesta ação. “É muito bom saber que podemos contar com esse apoio, tendo em vista o quanto é crucial manter uma estratégia para que consigamos continuar na lista do Semiárido. E saibam que o Sistema pode contar com a gente nesse engajamento”.