O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Márcio Luiz Silva, fez visita técnica ao Campo Experimental Risoleta Neves, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em São João del Rei. Ele conheceu as áreas de cultivo de plantas ornamentais e floricultura, agroindústria (queijo artesanal), bovinocultura de leite e fruticultura para promover ações de parcerias entre as duas instituições.
De acordo com o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães Moreira Júnior, que não pôde participar da visita, a ideia é ter, no local, um centro de referência, onde produtores atendidos pelo Sistema poderão conhecer sistemas de produção. Um exemplo é a estrutura de ordenha, para eles entenderem como são feitas a manutenção e a operação.
“A EPAMIG será parceira no treinamento de instrutores e produtores. O campo experimental também poderá ser um local de pesquisa, possibilitando a identificação de tecnologias de interesse de produtores da região, que, repassadas aos nossos instrutores, serão aplicadas nos cursos e no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Outra possibilidade é promover no local o Dia de Campo do ATeG.” - Wander Magalhães Moreira Júnior, gerente regional
Agora, o Sindicato dos Produtores Rurais de São João del Rei, por meio do presidente Marcelo Luiz Silva Oliveira e das mobilizadoras Teresa Cristina Silva Oliveira Fiche e Juliana Aparecida da Silva, levantará as demandas existentes, a fim de se enquadrarem na parceria com a EPAMIG.
Também participaram da visita o presidente e as mobilizadoras do Sindicato dos Produtores Rurais de São João del Rei; o gerente do campo, Antônio Fernando Bastos Nunes; o pesquisador de Fruticultura da EPAMIG, Paulo Márcio Noberto; o pesquisador de Leite e Derivados da EPAMIG, Daniel Arantes Pereira; e o bolsista de Desenvolvimento Científico e Inovação, Helbert Rezende.