A Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES firmaram parceria para atender produtores rurais e capacitar técnicos. Na área de atuação da Regional de Passos, a empresa tem campos experimentais em Arcos, Caldas, Machado e São Sebastião do Paraíso, com atuação nos segmentos de grãos, café e vitivinicultura. As unidades foram visitadas pelo gerente regional Rogger Miranda Coelho, pelo supervisor do ATeG Rodrigo Dias, pela analista técnica regional Dorvina Maria Fernandes e por presidentes dos sindicatos e mobilizadores de Formiga, Caldas, Machado e São Sebastião do Paraíso.
O campo de Machado, focado em cafeicultura, deve ser o primeiro a receber capacitações do Sistema. Com 36 hectares, tem estrutura para pós-colheita, produção de sementes e mudas, torrefação e processamento. O primeiro curso, já programado, será de Roçadeira.
“A parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES será importante pois ele contará com estrutura para a realização dos treinamentos. Já para a EPAMIG, vai proporcionar mais contato com os produtores e, a eles, mais contato com a pesquisa. Haverá difusão e transferência de conhecimentos para o nosso público principal, que são os produtores rurais e também os instrutores.” - Cesar Elias Botelho, pesquisador e chefe geral da EPAMIG Sul de Minas
“A Regional de Passos é privilegiada com a presença de quatro campos experimentais da EPAMIG. Neles, poderemos oferecer treinamentos para os produtores rurais e para os técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e promover, juntos, dias de campo para difusão da pesquisa desenvolvida por esta importante instituição que é a EPAMIG. O produtor rural certamente será beneficiado com essa parceria.” - Rogger Miranda Coelho, Gerente Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Passos
Vitivinicultura
A vitivinicultura é a atividade que envolve o cultivo das uvas e a fabricação de vinho e suco. A EPAMIG desenvolve pesquisa da cultura em Caldas, região tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos. Em São Sebastião do Paraíso, mantém a pesquisa sobre variedades e sua adaptabilidade à região. A vitivinicultura tem conquistado investidores. No Sudoeste de Minas, há vinícolas no início das atividades em Fortaleza de Minas, Passos e na Serra da Canastra.