Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso de solda atrai produtoras rurais no Sul de Minas

MULHERES NO AGRO
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
05/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Interesse das mulheres no curso de solda está aumentando no Sul de Minas

Marcia e Luziana no curso em Monte Belo

“Eu estava com muita vontade de fazer esse curso, pois moro na roça e aqui sempre precisamos do serviço de solda. Ao levar uma peça para ser soldada na cidade gastamos um tempo precioso para nós. Com esta capacitação ficou bem mais fácil”. O depoimento é da produtora Luziana de Fátima Silva, de Monte Belo, que trabalha com a criação de peças artesanais sob reaproveitamento de ferro.

Ela foi uma das alunas a participar do curso de solda elétrica realizado pelo Sistema Faemg Senar. A capacitação tem atraído cada vez mais mulheres na região do Sul de Minas. Nos primeiros quatro meses do ano, foram realizados 31 cursos na regional de Passos. O Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Belo é um dos que mobilizou a qualificação, gerando oportunidades de vagas para mulheres interessadas nesse aprendizado.

Peças feitas por Luziana

O agente de desenvolvimento rural (ADR), José Edilson Alves, relata que a demanda pelos cursos é crescente desde 2022. Segundo ele, dentre os instrutores disponíveis, há uma mulher: Márcia Eduarda Amâncio, que atua junto a André Marinsek. “Com a vinda da Márcia, algumas produtoras que já buscaram esta capacitação participaram do curso”, acrescentou.

As soldadoras

Não é comum encontrar mulheres trabalhando com solda, mas esta realidade tem se modificado, segundo a instrutora Márcia Amâncio, o número de mulheres é crescente nos cursos que têm conduzido, tanto para as atividades da propriedade como para o uso em artesanato.

Márcia, que é engenheira agrícola com especialização em manutenção de equipamentos, trabalha com solda desde a faculdade. É instrutora do Sistema Faemg Senar desde 2021 e pensou que poderia sofrer alguma restrição por ser mulher. Mas para a sua surpresa não foi o que aconteceu. Ela foi bem aceita pelos alunos e tem realizado muitas capacitações nos últimos dois anos.

A instrutora também afirma o quanto o curso tem viabilizado o trabalho nas propriedades com mais rapidez. “O produtor não precisa perder um dia de trabalho levando o equipamento para reparo na cidade, economiza, ganha tempo. A capacitação tem atendido a família: marido, esposa, filhos”, destacou.

Nas palavras do André Marinsek, o curso atende o pequeno, o médio e o grande produtor para manutenções, simples e complexas, dando a oportunidade aos alunos de criar mesas, bancadas e armários, mostrando a versatilidade da aplicação da solda.